terça-feira, 4 de novembro de 2014

Escola Associada da UNESCO | 4 de novembro de 2014

A Escola Sementes de Liberdade foi reconhecida como Escola Associada da UNESCO.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 9.700 estabelecimentos de ensino espalhados em 180 Estados-membros, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.

Uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos. Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e um sentido ético.


Deve assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento, a familiarização e a colaboração com outros povos e culturas são enriquecedores e vitais. As Escolas Associadas devem constituir uma rede por meio do estabelecimento de elos de comunicação entre si e da organização de encontros. Devem também procurar a colaboração com diferentes parceiros, como por exemplo, entidades oficiais e instituições, ONG, meios de comunicação social, organizações privadas, empresas, etc.

Não perseguimos distinções ou prémios, mas é para a Direção da Escola um grande orgulho o reconhecimento da UNESCO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dos valores, do projeto educativo e da qualidade do ensino que existem nesta escola havendo apenas 62 escolas com este reconhecimento a nível nacional e sendo a Escola Sementes de Liberdade a primeira do Distrito de Braga.

Vimos agradecer a todos os pais que, diariamente, confiam nesta escola para ajudar a crescer crianças despertas, livres e responsáveis, aos professores e auxiliares que, todos os dias, fazem as crianças crescer felizes e a todos que tornaram esta escola uma realidade.

Queremos ainda agradecer a todos os alunos que permitem que, diariamente, consigamos materializar toda a nossa paixão e dedicação por eles.


Sem comentários:

Enviar um comentário